• contato@julianabauman.com.br
  • (11)95070-2345

Mitos e Verdades Sobre a Assimetria Craniana em Bebês

blog-img

Mitos e Verdades Sobre a Assimetria Craniana em Bebês

A assimetria craniana é uma condição relativamente comum em bebês e, muitas vezes, envolta em informações conflitantes. Saber diferenciar os mitos das verdades é essencial para garantir o cuidado adequado ao desenvolvimento dos pequenos. Abaixo, esclarecemos algumas dúvidas frequentes:

Mito 1: Usar capacete corretivo é a única solução.

Verdade: O capacete ortopédico é indicado apenas em casos mais graves e quando outras intervenções não tiveram sucesso. Na maioria das situações, medidas como o "tummy time", variação de posições e acompanhamento com um fisioterapeuta ou osteopata são suficientes.

Mito 2: A assimetria craniana desaparece sozinha com o tempo.

Verdade: Embora o crescimento do bebê possa reduzir um pouco a assimetria em alguns casos, é fundamental adotar medidas ativas, como fisioterapia e osteopatia, para garantir uma melhora significativa e evitar sequelas posturais.

Mito 3: Apenas bebês que dormem de barriga para cima desenvolvem assimetria craniana.

Verdade: Dormir de barriga para cima é uma recomendação para prevenir a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), mas pode levar a pressão constante em uma única área do crânio. No entanto, a assimetria também pode ser causada por torcicolo congênito ou por longos períodos no bebê conforto.

Mito 4: Assimetria craniana é só uma questão estética.

Verdade: A assimetria pode impactar o alinhamento postural e trazer consequencias musculoesqueléticas futuras, em situações mais graves, prejudicar o desenvolvimento neurológico, a mastigação, a respiração e a visão.

Mito 6: Apenas bebês prematuros apresentam assimetria craniana.

Verdade: Embora bebês prematuros tenham maior risco devido ao crânio mais maleável, qualquer bebê pode desenvolver assimetria craniana em função de fatores externos ou limitações de mobilidade cervical.

Mito 7: Osteopatas e fisioterapeutas podem resolver todos os casos.

Verdade: Esses profissionais são altamente capacitados para tratar a assimetria craniana, mas o sucesso do tratamento também depende da colaboração dos pais em aplicar as orientações diárias, como variar posições e promover o "tummy time".

Mito 8: A assimetria craniana causa atraso no desenvolvimento motor.

Verdade: Na maioria dos casos, é o atraso no desenvolvimento motor que pode causar assimetria craniana devido a dificuldade que esses bebês podem ter para assumir diferentes posturas. Nesta condição se destaca a importância de avaliação precoce com fisioterapeuta ou osteopata e tratamento adequado.

 

Entre em contato via WhatsApp!